Domicílio fiscal: o que você precisa saber para abrir a sua empresa?

Você sabia que o domicílio fiscal é necessário para abrir a sua empresa?

Ainda não? Continue lendo a matéria e entenda o que é o domicílio fiscal e porque ele é necessário para a abertura da sua empresa.

Primeiramente, no processo de abertura de uma empresa, há a exigência de um registro legal perante as autoridades, ou seja, a empresa precisa de um endereço para cadastro do CNPJ que não necessariamente precisa ser o endereço que a empresa atua.

É nesse aspecto que entra o domicílio fiscal, que equivale às questões administrativas.

Ainda está com dúvidas?

Selecionamos a seguir o que é o domicílio fiscal, quais são as vantagens, e como esse serviço funciona nas empresas. Confira a seguir:

1. O que é domicílio fiscal?

Imagem: assinatura de contrato.

Também chamado de endereço fiscal, o domicílio fiscal é o endereço de registro da sua empresa perante os órgãos governamentais para fins burocráticos, tributários e fiscais.

Esse endereço é necessário para documentos oficiais da sua empresa, como no caso de contrato social, e o CNPJ, por exemplo.

Algumas empresas, como coworkings e escritórios virtuais, prestam o serviço de domicílio fiscal por uma taxa mensal, assim como o recebimento de correspondências, documentos e contratos.

Assim como o endereço comercial, é interessante que o domicílio fiscal esteja presente em um endereço privilegiado.

Diferente do endereço comercial, o domicílio fiscal é ideal para empreendedores que não possuem  registro na empresa.

2. Quais são as vantagens do domicílio fiscal?

Imagem: reunião de empreendedores.

O serviço de domicílio fiscal, portanto, possui diversas vantagens. Como por exemplo, um excelente custo-benefício, já que você consegue registrar a sua empresa sem precisar alugar ou comprar um ponto comercial, a partir de uma redução de custos significativa.

Além disso, você consegue concluir a abertura da sua empresa com uma maior agilidade e menor burocracia do que no caso de um ponto comercial.

Por fim, você ainda aumenta a possibilidade de contatos e negócios, tendo em vista que há um maior networking com profissionais das mais diversas áreas.

3. Como funciona o serviço de domicílio fiscal nas empresas?

Imagem: empreendedor em sua mesa de trabalho.

Algumas empresas como coworkings e escritórios virtuais, realizam o serviço de domicílio fiscal para outras empresas, principalmente em casos de empreendedores iniciantes.

O processo funciona da seguinte forma: É realizado o pagamento de uma taxa mensal – em que há uma redução significativa em relação ao aluguel ou compra de um ponto comercial específico – e assim é possível registrar a sua empresa com o CNPJ, receber correspondências, cartas, documentos, entre outros materiais.

No caso de alguns empreendedores, não há a necessidade de trabalho em local fixo. Sendo assim, esse serviço torna-se uma opção viável para prestadores de serviços por exemplo, já que não precisam de ponto comercial.

Recomendados
HUB 360 traz dicas livros voltados para o mundo dos negócios, empreendedorismo e inovação

Aproveitando o fim de semana para colocar a leitura em dia – e adicionar novos títulos à lista, dessa vez chegamos com 5 indicações de livros incríveis sobre o mundo dos negócios, empreendedorismo e inovação que, acredite, valem muito a leitura. Confira nossas sugestões: Título: O Poder do HábitoAutor: Charles Duhigg Nas últimas duas décadas, […]

Ler
HUB Studios desenvolve projetos da construção civil por meio do BIM

Metodologia Building Information Modeling já é obrigatória em obras públicas a partir deste mês Para auxiliar empresas da construção civil a desenvolverem os negócios com mais eficiência e proporcionando benefícios que se refletem até o consumidor final por meio do BIM, chega ao mercado o HUB Studios.  Desenvolvido pelo HUB 360, que é referência em […]

Ler
SGE Consult e UFPB promovem mentoria inovadora sobre mercado de ações

Programa de trainee “Vivência de Mercado de Capitais” é on-line, voltado para iniciantes e tem parceria com o HUB 360 O mercado de ações parece algo intocável e incompreensível para a maioria das pessoas, o que acaba afastando possíveis investidores. Desmistificar essa crença e proporcionar orientações a estudantes universitários e iniciantes no investimento em ações […]

Ler